Rádio Amiga SP 105,9

Vídeo mostra colisão entre trem e caminhão que bloqueou avenida em Hortolândia

Maquinista da locomotiva buzinou segundos antes da colisão, mas no local não havia cancela para impedir a passagem de veículos. Vídeo mostra colisão entre trem e caminhão que bloqueou avenida em Hortolândia

Uma câmera instalada na linha férrea registrou o momento em que um trem colidiu com o caminhão na altura da Avenida Francisco de Assis, no bairro, Vila Real, em Hortolândia (SP). O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) e não deixou feriados.

Nas imagens é possível ouvir a buzina do trem na aproximação do cruzamento. Ainda assim, automóveis passam sobre a linha férrea segundos antes da locomotiva chegar. O caminhão não consegue cruzar a tempo, é atingido na traseira e roda na pista. No local, não há cancela para impedir a passagem de veículos.

Colisão entre trem e caminhão foi em Hortolândia

RailCam Brasil

Com a colisão, o trânsito no local permaneceu interditado por cerca de duas horas até que o trem pudesse seguir viagem. O caminhão foi parar em cima da calçada, a barreira de concreto que separa as faixas ficou parcialmente destruída e algumas placas de sinalização também foram arrancadas.

📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

De acordo com relatos do motorista, no local não há nenhum tipo de sinalização que indique a presença de linha férrea, o que o levou a continuar acompanhando o fluxo de veículos da avenida. O caminhão baú estava vazio e seria carregado em Hortolândia.

Colisão entre caminhão e trem causa bloqueio em avenida de Hortolândia

A Rumo, concessionária responsável pela linha férrea, afirmou em nota que o maquinista adotou todos os procedimentos de segurança ao realizar o cruzamento e acionou a buzina alertando para travessia da composição em Hortolândia.

"De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a linha férrea é sempre preferencial, sendo obrigatório que os veículos parem e se certifiquem de que não há trens se aproximando antes de efetuar o cruzamento. Atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima", disse a Rumo.

A empresa DDL Transportes, responsável pelo caminhão, por sua vez, afirmou que está prestando apoio ao motorista envolvido no acidente e ressaltou que no local não há sinalização visual adequada e nem cancela.

"É de conhecimento de toda população as irregularidades dessa trilha de trem em Hortolândia que já fez muitas vítimas", diz a DDL.

Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que em breve será iniciada a construção de um viaduto com quatro faixas distribuídas em dois sentidos, que ligará as avenidas São Francisco de Assis e Santana, passando por cima da linha férrea, trazendo facilidade de acesso e desenvolvimento urbano. Além disso, o empreendimento abrangerá a construção de uma rotatória e ciclovias, garantindo maior mobilidade e segurança para pedestres e ciclistas.

Caminhão colide com trem em avenida de Hortolândia

Jorge Talmon/EPTV

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS