Rádio Amiga SP 105,9
Ouvir

Líderes das igrejas europeias pedem paz em mensagem de Páscoa, na fronteira entre a Polônia e Ucrânia

"Os Presidentes das Igrejas europeias se disseram profundamente comovidos pela imensa tragédia humana"

O Cardeal Jean Claude Hollerich, Presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), e o Reverendo Christian Krieger, Presidente da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), divulgaram uma mensagem conjunta de Páscoa, na fronteira entre a Polônia e a Ucrânia, onde visitaram algumas estruturas de hospedagem e apoio aos fugitivos da guerra na Ucrânia.

Em sua mensagem pascal, os líderes das Igrejas europeias afirmam: “O mistério pascal de Cristo leva-nos ao coração da injustiça, da violência e do sofrimento. A história da paixão e morte de Cristo ecoa o sofrimento humano e as tragédias, em muitas partes do nosso mundo, como na Ucrânia. Em Cristo, Deus se une à nossa humanidade, arca com as nossas limitações e ódios, transforma nossos impasses, indignação e sentimentos de fatalidade e desespero em esperança, através da nossa confiança nele. Esta transformação realiza-se no ser humano e no mundo que Deus ama”.

Comoção e gratidão

Os Presidentes das Igrejas europeias, profundamente comovidos pela imensa tragédia humana, refletida nos olhares dos refugiados, que encontraram nestes dias, expressaram sincera gratidão a todos – profissionais e voluntários, autoridades nacionais e religiosas – pela solidariedade e acolhimento concreto às pessoas que perderam tudo com a guerra. Mais de dois milhões de pessoas, sobretudo mulheres e crianças, cruzaram a fronteira entre a Ucrânia e a Polônia, desde o início da guerra.

Fronteira com a Polônia

Em vista da Páscoa, precisamente na fronteira entre a Polônia e a Ucrânia, os líderes das Igrejas europeias elevaram suas orações e fizeram um premente apelo pela paz na Ucrânia e em outros países em conflito, convidando todos a “continuar a acreditar no horizonte, que a graça de Deus, manifestada em Cristo, abre diante dos nossos olhos”. Em sua permanência na Polônia, os dois presidentes da COMECE e CEC visitaram também as igrejas locais, de diferentes denominações, demonstrando seu apreço pelas inúmeras ações humanitárias e esforços para acolher os refugiados ucranianos no país. O Cardeal Jean Claude Hollerich e o Reverendo Christian Krieger foram recebidos pelo Conselho Ecumênico polonês e pelo Bispo católico de Łódź, Dom Grzegorz Ryś.

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS