Rádio Amiga SP 105,9
Ouvir

‘Deus’ está sendo criado em inteligência artificial, diz ex-Google

"Ex-líder da divisão de inteligência artificial da gigante de tecnologia Google, Mo Gawdat."

Google e outras empresas de tecnologia estão “criando Deus” em inteligência artificial, de acordo com um ex-funcionário da empresa. Em entrevista ao The Times, o ex-líder da divisão de inteligência artificial da gigante de tecnologia Mo Gawdat demonstrou preocupações a respeito dos sistemas desenvolvidos pela empresa.

Gawdat conta que se assustou ao ver um braço robótico que estava sendo desenvolvido pelo Google. O especialista conta que a inteligência artificial fazia com que os braços robóticos encontrassem e agarrassem uma pequena bola. Na pesquisa, um dos braços não só agarrou a bola, mas continuou segurando-a, como se quisesse “se exibir” para seus criadores.

“Foi aí que percebi o quão assustador isso é”, disse Gawdat. Para o especialista, as gigantes de tecnologia estão cada vez mais perto de criarem uma espécie de inteligência artificial geral, capaz de aprender tudo o que é possível e até ameaçar a humanidade. “A realidade dos fatos é: nós estamos criando Deus”, declarou.

Profissionais estão preocupados

O palestrante e escritor, autor do best-seller “A Fórmula da Felicidade”, apontou que a IAG (Inteligência Artificial Geral), que é considerada “toda poderosa” por especialistas, poderia colocar a humanidade diante de um “apocalipse”.

De acordo com o profissional, a IAG é capaz de ter sensações e sentimentos de forma consciente, tal como vista em “O Exterminador do Futuro”. Entre líderes do setor de tecnologia, Gawdat não é o único a se preocupar com a evolução das inteligências artificiais.

O bilionário e excêntrico líder da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, também já falou sobre os perigos da IA conquistar os humanos. Ele anunciou, recentemente, que pretende iniciar testes de implantes neurais em seres humanos, ainda em 2021.

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NOSSOS PARCEIROS